A telemedicina foi desenvolvida com o objetivo de ampliar a oferta de serviços da saúde para pacientes e profissionais da área médica em locais distintos. Através desta tecnologia, é possível a realização de consultas e laudos de exames à distância. Além disso, a telemedicina facilita a troca de informações entre especialistas e agiliza diagnósticos, uma vez que os exames podem ser encaminhados para médicos e profissionais de saúde localizados em qualquer lugar. 

Atualmente, a telemedicina está inserida num modelo que se tornou mais amplo, conhecido no mundo inteiro como eHealth ou saúde digital. De acordo com a Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), eHealth é “qualquer aplicação da internet, utilizada em conjunto com outras tecnologias de informação, focada em prover melhores condições aos processos clínicos, ao tratamento dos pacientes e melhores condições de custeio ao Sistema de Saúde”.

Os benefícios da telemedicina incluem também otimização de tempo e redução de custos operacionais. Vamos ver mais detalhadamente logo abaixo:

1 – Otimização de tempo

Com os dados do paciente e os resultados de seus exames disponíveis na web, o paciente, o médico e seus colaboradores conseguem acessar o conteúdo rapidamente de qualquer local. 

Se esses resultados fossem enviados por correio, o tempo de espera seria de dias ou até semanas. 

2 – Aumento da oferta de serviços

Com a possibilidade das consultas online, o paciente tem acesso a médicos de todo o país, de maneira muito mais simples e até mesmo mais econômica! As múltiplas possibilidades incluem, por exemplo, diversas especialidades. E além de médicos, o modelo se amplia para diversos profissionais da área de saúde como psicólogos e nutricionistas, por exemplo.

3 – Melhoria dos processos

Benefícios da telemedicina também podem ser observados na agilidade de processos. Laudos podem ser enviados e ficar disponíveis na web para diversas equipes e profissionais. Um arquivo eletrônico, diferente do papel, pode ser acessado simultaneamente por múltiplos usuários.

Os prazos de entrega também diminuem já que, através da telemedicina, as empresas contam com suporte em tempo integral. Dessa maneira, o conforto para os profissionais de saúde aumenta e a probabilidade de erros médicos diminui.

4 – Qualifica o socorro fora dos hospitais

Profissionais que atuam no setor emergencial, como ambulâncias do Samu, podem receber suporte de médicos experientes por meio da telemedicina. Diante dessa possibilidade, eles conseguem, por exemplo, avaliar registros do eletrocardiograma de forma imediata, identificando eventos graves, como o infarto do miocárdio.

5 – Dispensa deslocamentos

Outro obstáculo vencido com o apoio de tecnologias da informação na medicina é a necessidade de deslocamentos. Diversas vezes, pacientes e especialistas de saúde de cidades menores precisam percorrer distâncias longas para conseguir assistência e orientações de especialistas. A telemedicina pode dispensar esses deslocamentos em inúmeras situações, possibilitando os atendimentos com comodidade.

Você gostaria de saber mais sobre telemedicina e como você pode utilizar os seus benefícios em planos de saúde? Entre em contato com um de nossos especialistas e iremos te orientar!