Gerenciar a felicidade e a saúde mental dos funcionários é um desafio contínuo para os gerentes e equipes de RH. Eles buscam constantemente descobrir o que mantém as pessoas motivadas, engajadas e felizes – afinal, segundo a ADP Research, apenas 18 % dos brasileiros que trabalham estão totalmente engajados. Além disso, segundo estudo de Robert Half (2018), as empresas de maior sucesso são justamente aquelas que possuem tais funcionários: motivados, engajados e felizes. Eles são mais leais, produtivos e criativos. Além disso, a felicidade é uma ferramenta essencial para bons resultados consistentes em um ambiente corporativo!
Confira aqui algumas dicas para manter o ambiente de trabalho mais feliz!
1. Estabeleça valores claros para a organização
É importante estabelecer um conjunto claro de valores organizacionais que possam ser efetivamente comunicados e discutidos com os funcionários para que eles se sintam parte desse conjunto ao longo de suas carreiras. É o compromisso de uma organização ou empresa com determinadas políticas e ações, como “going green”. Não basta declarar isso em sua declaração de missão, história da marca ou materiais promocionais e de marketing. É fundamental tomar ações demonstráveis regularmente para que os funcionários sintam responsabilidade pessoal e pessoal por esses valores. Isso garantirá que eles possam avaliar suas próprias atitudes em relação a esses valores centrais positivos e se orgulhar deles. Atitudes e ações positivas que ocorrem com frequência contribuem para uma maior sensação de bem-estar no trabalho.
2. Facilite a colaboração e a comunicação
Um estilo de liderança e gestão que estimule o trabalho em equipe, uma comunicação aberta e honesta é fundamental para criar bem-estar no trabalho. Isso requer auditorias regulares para avaliar como as pessoas interagem umas com as outras. Além disso, o feedback precisa ser bem-vindo e considerado, e as oportunidades de interação social precisam ser incentivadas. Além disso, seria interessante considerar oportunidades de aprendizado para os membros da equipe avaliarem seus vieses inconscientes, que podem afetar suas interações com outros colegas. Por fim, é importante ter uma política forte contra o bullying no local de trabalho, especialmente ao reclamar de comportamento inaceitável.
3. Entenda que a felicidade no trabalho está ligada à gratidão
Especialmente em ambientes de trabalho remotos ou híbridos, é compreensível que alguns funcionários se sintam negligenciados e desvalorizados, o que pode ser desmotivador e aumentar ainda mais a sensação de isolamento. Esses problemas podem ser aliviados quando as pessoas se sentem valorizadas por seu tempo e esforços. Uma mensagem ou cartão de agradecimento escrito à mão no portal de RH da sua empresa para dar aos funcionários as novidades sobre projetos, vendas e muito mais. Pode ajudar muito a lembrar as pessoas de que o que elas fazem é importante – e está sendo visto.
4. Priorize as soft skills
Em algum momento de sua carreira, você provavelmente já trabalhou com um chefe difícil – e sabe o efeito prejudicial que isso pode ter em sua percepção do trabalho. Parte da solução para evitar que isso aconteça é que os gestores foquem não apenas na parte técnica, mas também nas habilidades sociais e relacionais necessárias para o cargo. Assim, por exemplo, é muito importante que os gestores e líderes tenham uma forte inteligência emocional. Para o RH, isso significa dar um passo para trás e olhar para o quadro geral, certificando-se de que os orçamentos de treinamento sejam gastos nas áreas certas – e isso sempre inclui habilidades interpessoais.
5. Estabeleça objetivos claros com recompensas alcançáveis para estimular o orgulho de pertencer
Ao fazer com que seus colegas de trabalho se sintam importantes e orgulhosos de seu trabalho, você pode aumentar a felicidade do ambiente de trabalho. Você também pode mostrar aos funcionários objetivos claros pelos quais eles podem trabalhar, tratando-os com igualdade. Além disso, os funcionários vão adorar saber que seu trabalho é tão importante quanto o de todos os outros. Fornecer aos funcionários uma política clara de progressão e promoção permite que eles meçam abertamente seu desempenho. Isso incentiva uma competição saudável e ajuda a garantir que ninguém suspeite de qualquer jogo sujo ao receber uma promoção. Além disso, elimina qualquer chance de as pessoas se ressentirem ou desconfiarem das decisões de seus superiores. Quando o funcionário se sente valorizado e seu trabalho tem regras bem definidas, ele não tem como duvidar de nenhum favoritismo. Quando as metas de trabalho são reforçadas positivamente e os funcionários são celebrados por suas conquistas, o resultado é um nível mais alto de felicidade geral do funcionário.