Essa é uma dúvida muito comum e a falta de conhecimento sobre o assunto e da ajuda de um profissional especializado pode prejudicar muito a escolha do melhor plano. Dedicar um tempo para pesquisar melhor sobre planos de saúde antes de escolher o seu pode elevar o seu grau de satisfação. Neste texto, você irá encontrar os critérios mais relevantes para essa escolha.

  • Área de abrangência

    As operadoras de plano de saúde normalmente oferecem planos que podem ter abrangência regional ou nacional. É importante saber, baseado nos seus hábitos e necessidades, qual das modalidades é ideal para você. Os planos regionais têm um custo menor que os nacionais, devido ao limite da área de abrangência.

  • Tipo de cobertura

    Os principais tipos de cobertura se dividem em ambulatorial, hospitalar sem obstetrícia, hospitalar com obstetrícia e o plano referência. Os planos ambulatoriais cobrem basicamente consultas e exames e são raros pois não cobrem internações, que tendem a ser os maiores custos nos cuidados com a saúde. Já os hospitalares cobrem basicamente internações e custos relacionados a tais internações.

    Os planos sem ou com obstetrícia são uma questão importante para o público feminino, pois essa última opção oferece acompanhamento gestacional, do início ao fim da gravidez. A assistência pós-parto também é concedida nesse tipo de plano.

    Já o plano referência, modalidade mais completa de plano de assistência à saúde, abrange todos os procedimentos descritos no atendimento ambulatorial, hospitalar e obstétrico, realizados exclusivamente no Brasil, com padrão de enfermaria, centro de terapia intensiva ou similar, quando necessária a internação. Padrões de acomodação superiores são também comuns e ofertados pelo plano.

  • Rede credenciada

    Pesquise a rede credenciada na sua região. Diferentes níveis de plano possuem diferentes redes credenciadas, deve-se avaliar a partir de qual nível a rede atende aos seus anseios.

  • Avaliação das operadoras

    Veja como a operadora em questão está posicionada na Agência Nacional de Saúde. É importante entender se os clientes atuais daquela empresa estão satisfeitos com o atendimento recebido. Você pode fazer isso online, clicando aqui.

    É interessante olhar também plataformas como Reclame Aqui e consultar amigos e conhecidos de sua região que possuem aquele plano.

  • Reajuste das operadoras

    Os planos empresariais possuem reajustes definidos por cada seguradora, sem um limite pré-estabelecido. É importante avaliar como está o histórico de reajuste das seguradoras e operadoras que você está avaliando. Uma seguradora ou operadora que possui histórico de reajustes consideravelmente maior que outra em diversos anos tende a continuar com valores mais altos nos próximos períodos.

    Você pode acessar o histórico de reajustes clicando aqui.

  • Reembolsos

    Você costuma utilizar reembolso? Avalie o reembolso nos diferentes tipos de consulta, terapias e procedimentos – muitas vezes, para um mesmo nível de rede credenciada, as operadoras oferecem planos diferentes, cuja única distinção será o nível de reembolso (e consequentemente o valor do plano também) – analise o que mais faz sentido pra você.

    Com esses itens em mente, você está pronto para escolher o seu plano de saúde!

Você conhece a Adore?

Nós te ajudamos no processo de escolha do plano de saúde e a nossa remuneração vem das operadoras e seguradoras, ou seja, você não tem nenhum custo adicional na contratação de planos empresariais com nossa equipe, e ainda conta com uma assessoria especializada.


Plano de Saúde Empresarial

A ADORE surgiu porque sofremos na pele as de se contratar um plano de saúde. Tudo era muito complicado e faltava humanização. O atendimento antes, durante e depois da venda também deixava a desejar. Com uma larga experiência combinada em gestão de empresas e projetos, nascemos para mostrar que é possível ser inovador e acolhedor na comercialização de Planos de Saúde.