Deduzir o plano de saúde do Imposto de Renda é uma excelente forma da empresa alcançar melhores resultados. Quando a empresa oferece esse benefício aos seus colaboradores, além da vantagem no IR, ela aumenta o engajamento e a motivação.
Para conseguir obter o desconto, é preciso conhecer e realizar alguns procedimentos que veremos a seguir!
Uma dúvida muito comum é: todas as empresas podem deduzir o plano de saúde do Imposto de Renda?
De acordo com a lei, todos os tipos de pessoa jurídica, incluindo MEI, podem usufruir do desconto, desde que tenham um colaborador contratado com carteira assinada.
Existem vários tipos de dedução previstos, e no caso das despesas com plano de saúde, não existe um limite máximo de valor a ser reduzido, diferente de gastos com educação, por exemplo. Ou seja, independente do número de colaboradores envolvidos, é possível lançar todos, sem se preocupar com um teto.
Como categorizar esse custo nas declarações?
Uma das possibilidades previstas em lei é lançar os custos com saúde como despesa operacional, o que poderia gerar ainda mais deduções. É importante solicitar ao convênio o informe de rendimentos, que indica os gastos totais da empresa com saúde suplementar.
Como a apuração de valores feita pelo fisco costuma ser rigorosa, qualquer equívoco ou dado informado de forma inconsistente pode gerar a perda do desconto pretendido. Por isso, é importante fazer o processo junto a contadores experientes.
Nos planos com coparticipação, também pode ser feita a dedução?
Assim como nas empresas em que o plano é pago integralmente, nas que optam pela modalidade de coparticipação o desconto do Imposto de Renda também é permitido.
A única diferença é que a empresa vai declarar apenas o valor efetivamente pago. Assim, o desconto percebido será menor quando comparado com empresas que optaram pelo plano pago integralmente.
No caso de plano com dependentes, como declarar?
Existem casos em que o plano de saúde oferece cobertura para dependentes. Nestes casos, o procedimento segue a mesma lógica: valores declarados para efeito de dedução incluem também aqueles pagos para dependentes de colaboradores.
Essas quantias devem ser especificadas na declaração, mas isso não irá influir no resultado do cálculo do abatimento final.
Outro ponto importante: como a dedução é feita de forma anual no Imposto de Renda e as operadoras de saúde podem realizar reajustes entre um ano e outro, os valores declarados precisam estar sempre atualizados.
Você gostaria de saber mais sobre planos de saúde para pessoa jurídica? Clique aqui e um dos nossos especialistas irá ajudá-lo!