O reajuste de planos de saúde por faixa etária acontece nos mais diversos tipos de convênios, seja ele por pessoa física ou jurídica, com ou sem coparticipação etc.

Como funciona?

Esse tipo de reajuste por faixa etária é justificado como uma correção para compensar o maior uso de serviços complexos com o passar do tempo.

Ele é autorizado e regulado pela ANS (Agência Nacional de Seguros), considerando que jovens e crianças tendem a utilizar menos o plano e que, quanto maior a idade do beneficiário, maior a possibilidade do desenvolvimento de doenças crônicas.

Que faixas são consideradas para reajuste atualmente? – Colocar como título

Para contratos assinados após a lei de janeiro/2004 em consonância com o Estatuto do Idoso, as faixas etárias são:

0 a 18 anos

19 a 23 anos

24 a 28 anos

29 a 33 anos

34 a 38 anos

39 a 43 anos

44 a 48 anos

49 a 53 anos

54 a 58 anos

59 anos ou mais.

Ainda de acordo com a ANS, existem três condições fundamentais para o reajuste por faixa etária:

1.       O valor fixado para a última faixa etária não poderá ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa etária;

2.       A variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não poderá ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas;

3.       As variações por mudança de faixa etária não podem apresentar percentuais negativos.

Portanto, se você está prestes a mudar de faixa etária, pode ir se preparando pois seu plano de saúde ficará um pouco mais caro. No caso da última faixa (a partir de 59 anos), alguns reajustes chegam a 75%, praticamente dobrando o valor pago.

Se você gostaria de saber mais sobre planos de saúde e qual se adapta melhor às suas necessidades, entre em contato com nossos especialistas!