Um número cada vez maior de brasileiros tem notado como o plano de saúde é um serviço essencial. Contudo, isso não quer dizer que esse serviço seja sempre satisfatório. Inclusive, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, planos de saúde são o serviço com maior taxa de reclamações, atingindo o número de 23,4% no ano de 2018 (dado mais recente).
Pensando em auxiliar os consumidores na escolha do seu plano mais adequado, separamos as 5 maiores reclamações relacionadas com esse serviço. A saúde suplementar tem como objetivo deixar a vida mais saudável e tranquila ao invés de trazer dores de cabeça.
1. Tempo de Liberação para Procedimentos
São serviços feitos pelas operadoras de saúde a liberação de procedimentos, autorizações prévias e a cobrança ao beneficiário dos valores de coparticipação (quando for o caso). Esse item recebeu o maior número de reclamações em função da demora, mesmo durante emergências, na liberação das empresas para realização de alguma cirurgia ou procedimento.
A questão da coparticipação também pode ser um problema. Orientamos os nossos clientes a sempre verificarem no contrato o valor teto que o convênio pode cobrar por cada procedimento. Em caso de cobrança excessiva, informe a empresa ou os órgãos responsáveis.
2. Cobertura Incompleta
A rede credenciada também é alvo de reclamação dos planos de saúde, seja ela com relação a serviços ou localização. Muitos relatam que os hospitais participantes são muito distantes. Por isso, a importância de avaliar a rede credenciada no momento da contratação.
O rol de procedimentos também causa insatisfações, já que alguns beneficiários ficam frustrados ao saber que alguns procedimentos, como serviço de vacinas, não são obrigatórios. Vale ressaltar também que convênios contratados antes do ano de 1999 e que não foram atualizados não têm a obrigação de seguir o rol de procedimentos da ANS, ou seja, muitos serviços podem ser negados.
3. Problemas após o fim do contrato
Ao cancelar um contrato de plano de saúde, é imprescindível verificar se ele realmente não está mais em vigência. Em alguns casos, as cobranças continuam sendo feitas e são cumulativas, o que pode gerar um grande débito.
Sugerimos que todo cancelamento seja formalizado por escrito. Assim você evita cobranças indevidas e, caso isso ocorra, você terá as ferramentas necessárias para suspendê-las.
4. Burocracia para reembolso
O reembolso é uma ferramenta que o contratante pode utilizar quando precisa de algum procedimento fora da rede credenciada do plano de saúde. É importante destacar que este não é um serviço obrigatório e por isso é importante verificar na contratação do plano se este serviço está incluído no contrato.
5. Atendimento ruim na rede credenciada
Faz parte das responsabilidades do plano de saúde credenciar estabelecimentos que tenham a qualidade e estrutura necessárias para receber bem seus clientes. Ainda assim, reclamações sobre esses pontos costumam ser frequentes.
Outra reclamação comum tem relação ao descredenciamento, ou seja, à remoção de alguns hospitais, clínicas ou consultórios da rede de atendimento. Quando isto é feito, o beneficiário deve ser avisado com antecedência e o hospital deve ser substituído por outro de atendimento equivalente.
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