A palavra sinistralidade vem de sinistro. O sinistro é qualquer evento solicitado pelo beneficiário de um plano de saúde, como por exemplo a realização de um exame ou consulta médica. Quando a ocorrência de sinistros é maior ou menor (a depender do número de solicitações dos colaboradores da empresa, por exemplo) temos uma sinistralidade alta ou baixa. É através deste número que os planos de saúde fazem os cálculos de reajuste e por isso os valores do plano podem oscilar de um ano para o outro.
Vamos ver agora as principais variáveis que impactam na sinistralidade.
Frequência de atendimentos, exames e consultas
Como dito anteriormente, quanto maior é a frequência de atendimentos, exames e consultas, maior a sinistralidade, e portanto, maior o valor de reajuste do plano.
Preço dos planos de saúde
Quando o valor do plano é considerado abaixo do mínimo necessário para cobrir o custo operacional da rede contratada, ocorre aumento da sinistralidade. Isso porque as operadoras apresentam uma oferta para contratação e, no próximo reajuste, a conta sobe mais do que o esperado.
Catástrofes ou pandemias
Ainda que sejam situações atípicas, as pandemias ou catástrofes também impactam na sinistralidade exatamente por subir muito rapidamente o número de atendimentos. Um exemplo disso foi o acontecimento da covid-19 ou como seria o caso de um incêndio na empresa, situação em que muitos colaboradores simultaneamente poderiam precisar de atendimento.
Algumas ações podem beneficiar bastante a reduzir a sinistralidade. Vamos ver alguns:
– Considerar o modelo de coparticipação;
– Ações de conscientização na empresa;
– Ações de saúde preventiva, mais barata e eficiente que a tratativa.
Vale lembrar que dependendo da quantidade de vidas da sua empresa, o reajuste pode ser baseado apenas na sinistralidade da mesma ou baseado num “pool” formado por todas as empresas daquele porte na seguradora. Parece complicado, né? Conte com os especialistas da Adore Saúde para te ajudar a descomplicar.
Se você tem mais dúvida sobre sinistralidade ou gostaria de saber mais sobre planos de saúde, entre em contato com um dos nossos especialistas clicando aqui!